28 de março de 2010

Exposição Andy Warhol, Mr. America

A Pinacoteca do Estado de São Paulo realiza, de 20 de março a 23 de maio, a exposição Andy Wahrol, Mr. America. Em números, o público pode conferir 44 filmes, 26 pinturas, 58 gravuras, 39 fotos e 2 ilustrações do pintor e cineasta norte-americano, que foram organizadas pelo The Andy Warhol Museum, de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Para os amantes da sétima arte, desde o último dia 20, há sessões com filmes do pop-artista. A programação cinematográfica segue até o dia 14 de abril, projetando suas películas nas manhãs e tardes da capital paulista.

Andy Warhol

Nascido Andrew Warhola, em Pittsburgh, Pensilvânia, em 1928.
Em 1945, ele entrou para o Carnegie Institute of Technology (atual Carnegie Mellon University), onde se formou em desenho pictórico. Após a formatura, Warhol se mudou para Nova York, onde trabalhou como artista comercial. Ele também fez trabalhos como ilustrador para diversas revistas, como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker e fez trabalhos publicitários e vitrinas de lojas de varejo, como Bonwit Teller e I. Miller.
Profeticamente, sua primeira missão foi para a revista Glamour de um artigo intitulado "O sucesso é um trabalho em Nova York."
Ao longo da década de 1950, Warhol teve uma carreira de sucesso como um artista comercial, ganhando diversos elogios da Art Director's Club e American Institute of Graphic Arts. Foi nesses primeiros anos que ele encurtou seu nome para "Warhol". Em 1952, o artista teve sua primeira mostra individual na Hugo Galley, que exibiu quinze desenhos baseados nos escritos de Truman Capote. Seu trabalho foi exibido em vários outros locais durante a década de 1950, incluindo o seu primeiro show no grupo do Museu de Arte Moderna de 1956.
Nos anos 1960 é que a carreira de Andy Warhol culmina na reinvenção da pop art com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos, aludindo aos temas do cotidiano e aos artigos de consumo. Nesta década, ele reproduz as latas de produtos de consumo massificado, como a Coca-Cola, e também rostos de celebridades e personagens marcantes da história (reprodução em série com variações de cores).
Em 1987, após se submeter à uma cirurgia de vesícula, Warhol teve uma arritmia cardíaca, no pós-operatório, e falece aos 59 anos de idade, em Nova Iorque.

# Dados do filme (videopost acima) #
Mario Banana, filme estrelado pelo ícone gay da cena alternativa de Nova Iorque, Mario Montez.
O ator foi uma das super-estrelas dos filmes de Warhol, aparecendo em 13 de seus filmes.


Serviço:
Pinacoteca do Estado: Praça da Luz, 2 – fone 11 3324.1000
Estação Pinacoteca: Largo General Osório, 66 – fone 11 3335.4990 -
Abertas de terça a domingo das 10h às 17h30, com permanência até as 18h -
Ingresso combinado (Pinacoteca + Estação Pinacoteca):R$6,00 e R$3,00 (meia), entrada gratuita para menores de 10 anos e idosos acima de 60 anos anos.
Grátis aos sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário