30 de agosto de 2010

Tic-tac do relógio

A ansiedade em contagem regressiva nesta semana. Quantos dias faltam para eu ver minha mãe e minha irmã? São duas mulheres com quem dividi o mesmo teto, sozinhos, durante aproximadamente uma década. Hoje, cada um está sob um teto diferente; e eu fui mais longe de casa.
Esses dias de distância (cerca de 10 meses que não as vejo de perto) foram aliviados pelos e-mails, pelos telefonemas, pelas redes sociais, etc. Falamo-nos sempre que podemos e tentamos suprir os quilômetros que nos separam, contando, cada um, sobre a vida que leva nesses dias longos.
Ao menos uma vez ao dia, minha mãe liga para meu celular: às vezes, sem assunto, até, e pergunta como está a temperatura e se estou bem agasalhado. É uma preocupação, um amor, uma dor, uma palavra e intervalos de nossos silêncios.
Hoje, vendo o Twitter do candidato José Serra, ele comentava:"pedi aos nordestinos que vivem em SP e que me conhecem que enviem cartas aos parentes do Nordeste contando do meu governo.E q peçam voto!"
Puxa, não há nada como um comentário simples, mas que reflete a ideia que se têm da gente! Acham que somos um povo desinformado, sem acesso às tecnologias e sem consciência crítica para conhecer e saber quem bem governa?
A partir daquele comentário, lembrei-me muito da minha família, cuja maioria tem preferência política que está distante de candidatos tucanos e que não usa mais cartas para se comunicar (com exceção de duas que minha mãe me enviou por conta de documentos que precisavam ser mandados). Nossa família, felizmente, levanta outra bandeira, mais soberana. E daqui, onde estou, "não quero medir a altura do tombo, nem passar agosto esperando setembro..."
Fim de semana quando chegar. não estarei em casa, mas meus dois maiores amores estarão, aqui comigo, na minha nova casa. Não vejo o tempo passar.

Imagem: http://ultradownloads.uol.com.br

3 comentários:

  1. Ta com medo, José Serra, de nao ter o voto dos nordestinos?
    Q absurdo vc achar q a gente não tem internet...

    Sobre os cuidados de mãe, são sempre assim...
    Vejo o q me espera, tão logo...distancias..ausencias...
    Enfim...

    ResponderExcluir
  2. eu sei dessa angústia e sei que o tempo de quem espera é bem maior. Quanto aos tucanos e outras epécies de políticos, perdoa senhor, eles não sabem o que dizem.

    ResponderExcluir
  3. ===

    [visitinha nestas terras]

    A vida da gente é um plantio só, um semear que só dá fruto quando a gente traz pra perto, a despeito das geografias... Entre caminhadas e leituras, eu só vejo flores por aqui... Parabéns!

    ===

    ResponderExcluir