7 de fevereiro de 2011

Agora que estou velho.

Avião que não sai da sua rota
Quem é aqui passageiro?
Passagem: compro de ida e volta.
Eu ando passando mal por esses caminhos.

Carrego um excesso de bagagem
E isso não é vaidade, é precaução.
Levo toda a vida numa só viagem,
Porque onde for melhor, fico;
Porque se tiver silencioso, grito.
O barulho das turbinas não pode intimidar mais.

No saguão, há tantos que passam,
Que discursam e se enganam;
Eles enganam.
Ao embarque, somem.

De volta, sempre desembarco aqui.
Parecem não querer mais transeunte.
Mas se eu vim para ficar...
Como é difícil de entender?

Entendimento nunca foi anfitrião.
Forasteiro não tem espaço para confundir.
Se houvesse discernimento,
Se houvesse mais do que o talento de ser nato,
O fato seria abrir os olhos e receber
Com bom trato desde o portão de desembarque
Até pelos caminhos da cidade que quero dormir...
Em paz.

Imagem: Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas-SP

Um comentário:

  1. E nessa rotina de idas e vindas, chegadas e partidas é que me dão as experiências de vida, mesmo olhando de longe ou escutando um "buxixo" daqueles e desses outros que são como passageiros de um avião, aparecem e somem de vista.
    É tanta gente, são tantas voltas que tomara eu que não fique de fora, embarco nessa para continuar a viver e a encontrar aqueles que nunca mais vou ver.
    Uma passagem. Milhões de coisas.
    ---
    O texto me levou a esse lugar de reflexão, uma passagem pode gerar tantas possibilidades (de vida, emoções, sensações etc).
    Uma passagem! Acabamos que sendo como os próprios aviões levando tantas coisas, partindo e chegando a toda hora.
    Não sei se foi bem isso que eu deveria entender do texto, mas vale postar o meu reflexo da leitura.

    Abraço,
    Jair Gabardo.
    www.paraquefiquem.blogspot.com

    ResponderExcluir