14 de junho de 2010

14 de junho: Dia do Solista


Consoante Silveira Bueno, Solista é a "pessoa que executa solos musicais.", referenciando, na página 527 de seu Mini-dicionário da Língua Portuguesa.
Desculpem-me solistas do mundo inteiro, não quero tirar o mérito deles, mas me recuso a discorrer mais do que o significado da palavra, e felicitá-los por sua data: de forma mais universal, congratulations!
Peço emprestado, aos músicos, o verbete que a filologia lhes deu, e decido abranger sobre meu solo do cotidiano, ultrapassando à classificação musical, em face à itinerante audiência que, há muito, deixou de ser a complacente plateia à conquista para assumir seu ímpeto maléfico da desafinação. Portanto, meus resultados, quando têm sido de alegrias, somente posso compartilhar por telefone, brindar em sonhos, e não há um abraço in loco, antes das minhas queixas a qualquer parede desta casa.
Todo desafio não deixou de sê-lo mesmo, o marco quase sempre é abandonado antes da parada para descanso, metade do caminho é pouco e, no fim das contas, há mais uma máxima egoísta: há dois pés acusadores e a voz calada por uma carreira solo.
Terminei uma semana cansado de dizer pela metade, de entalar com o predicado; ainda na primeira metade do mês. Acho que meu pai me acostumou a dividir a esperança em quinzenas, mas não lhe ponho culpa pelo simbólico mês de junho. Só espero, na segunda quinzena, não me esquecer de seu aniversário, no dia da chegada do inverno, pois junho já se tornou frio e estrepitante.
Ah, eu jamais esqueceria das datas importantes, no entanto... Dia do Nada a Ver, Dia do Fim do Túnel, Dia do Começo ao Fim, e há tantos dias, sempre para se dizer algo sobre alguma coisa, que se não for a minha agenda do ano passado, vez ou outra folheada, haverá pessoas e a TV para lembrar que eles significam algo mais ou nada, mesmo. Assim, eu nunca esqueceria que estou no último mês da metade deste ano, mesmo que eu não saiba o que isso quer dizer-me. É sempre dia de alguma coisa, "while my eyes go looking for flying saucers in the sky."
Desculpem-me, mais uma vez, os solistas, mas eu prefiro os duetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário