1 de agosto de 2017

Polígono

Fomos dois vértices.
Agora sou linha divisória de vertentes.
Que resta é a forma que dou
À zona de perigo onde estou,
Na minha menor porção possível.

Deste plano que fui, 
Desta face que deste,
Deste lado de cá;
Do tamanho imprevisível,
Que outrora era simétrico.

Dentro daqui, um conteúdo:
Vácuo, graúdo, vazio espaço.
Observo, assim, recuado
O que me foi dito, de bom grado.
O cubo nunca será ao quadrado!
E sujeito do lado é quem ficou.

Uma vertente única,
Ficou unilateral
Ficou aquele calado não
Ficaram confusos os graus.

Euclides me disse
Onde estes dois estarão.
Porque o ouvi falando em grego 
Sobre mútua inclinação.
Fosse "boa glória", dar-me-ia 
Euclidiana teoria à vida.

Somos esta região angular?
Indago, interlocutor, 
Eu faço, do quimérico
E das tripas, coração.
Fazes da minha causa...
Pausa.
Quão me aparas
Quando sou aresta!

Já quanto tempo faz...
E tempo, mesmo, jaz
Naquela interseção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário